29 de outubro de 2019

Halloween com literatura

Aproveitando o ensejo de, por estes dias, nomeadamente a 31 de outubro, se convocar tradições ligadas ao Halloween (tão presente no mundo anglo-saxónico e um pouco por todo o mundo), ao “Dia das Bruxas” e mesmo ao “Día de los Muertos” (tão típico do México e outros países latino-americanos), tradições essas associadas a rituais celebrativos de diferentes povos e culturas; também nós por cá, como tem sido hábito, nos preparamos para uma aproximação literária, gráfica e lúdica, ao espírito de um tempo que convoca, afinal, a vida e esconjura os medos. 
Não, não se trata apenas de evocar por evocar o Halloween, pelo cariz lúdico da festa, mas sobretudo convocar o espírito do tempo para, em sintonia, dar a conhecer o fulgor de uma certa poesia impressiva ou o poder encantatório, quanto fascinantemente temível, das narrativas góticas de séculos passados. E é assim que também por esta via chegamos aos livros, às leituras e aos autores, sejam eles José Régio, Edgar A. Poe, António Machado ou Quevedo. 
A conferir já na próxima 5.ª feira, na sala de leitura da biblioteca da ESAF, numa proposta diferente para quem quer enfrentar o medo e se julga pouco sugestionável. Aceitas o desafio?

Sem comentários: