17 de fevereiro de 2016

Ações de sensibilização sobre Internet Segura na ESAF

Ainda na sequência da sensibilização decorrente da Semana da Internet Segura 2016, tivemos a oportunidade de receber, na 2.ª e 3.ª feira passadas (15 e 16 de fevereiro), ações de esclarecimento para os perigos da Internet e formas de navegação segura e responsável na rede.
Na segunda-feira, 15 de fevereiro, contamos com dois agentes da Polícia de Segurança Pública – Equipa da Escola Segura, que perante um auditório da ESAF completamente cheio de alunos do 3.º Ciclo, proporcionaram uma ação de sensibilização deveras esclarecedora sobre a segurança nas redes sociais. De forma previdente os alunos foram sensibilizados não apenas para as virtualidades, mas também para os perigos inerentes à navegação online.
Por seu turno, no dia seguinte, perante um auditório igualmente repleto, agora de alunos do Ensino Secundário (regular e profissional), tivemos a oportunidade de assistir a uma sessão de esclarecimento sobre cibercrime e os perigos adstritos à utilização da Internet pelos mais incautos ou por aqueles que, sem preocupações, ignoram as responsabilidades inerentes à sua atividade online. 
Esta sessão de terça-feira, dia 16 de fevereiro, esteve a cargo de uma equipa de quatro inspetores da Polícia Judiciária de Braga que prontamente aceitou o convite conjunto do presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Alcaides de Faria e da equipa da biblioteca escolar. Ao longo de quase uma hora e meia sucederam-se intervenções muito claras e impactantes sobre a natureza dos crimes e dos atos ilícitos (a que por vezes não se presta a devida atenção) praticados online e face aos quais estes agentes não baixam a guarda. 
A ambos os corpos policiais agradecemos a disponibilidade demonstrada em nos esclarecer, com a sua experiência e saber, sobre a perigosidade inerente ao uso incauto da rede Internet e suas consequências. 

Sem comentários: