25 de abril de 2013

Queridos livros

No mesmo dia (23/04) em que recebemos um "capitão de Abril" para evocar o espírito da "Revolução dos Cravos", também por cá evocámos o Dia Mundial do Livro, com a afixação de um mural com fotos premiadas em anteriores concursos do BESAF Photo (o concurso de fotografia promovido pela biblioteca da ESAF) e frases alusivas ao livro e ao papel que ele representa na construção do que somos.
E porque uma biblioteca é por excelência um local de partilha de livros e leituras, uma porta aberta para inúmeros mundos, mas também para o conhecimento e a diversidade dos saberes; uma frase trazemos à colação:
"Um livro não é apenas um amigo, cria novas amizades. Quando possuímos um livro com a mente e o espírito, ficamos enriquecidos. Mas quando o passamos a alguém, enriquecemos o triplo." _ Henry Miller in Os livros da minha vida (ed. Antígona, 2006).
...
Também a 23 se realizou, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a final distrital da 7.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, na qual tiveram presentes centenas de alunos das várias escolas do distrito de Braga. A ESAF esteve representada por 6 alunos: 3 do Ens. Básico (Pedro Fernandes Sousa, 7.º ano; Ana Catarina Silva, 8.º; e Marta Sousa, 9.º) e 3 alunos do Ens. Secundário (José João Trigueiros, 11.º ano; Joana Patrícia Ferreira e Ana Sofia Martins, do 12.º ano). Parabéns a todos pela sua participação e dedicação à leitura.
Mas se no ano passado, em Braga, tivemos como vencedor (categoria Ens. Secundário) uma aluna da nossa escola, novamente este ano nos congratulamos com a presença de mais uma aluna da ESAF entre os cinco finalistas que disputaram o acesso à finalíssima de Lisboa, e com uma participação meritória, pois a Ana Sofia Martins chegou ao final das provas com o mesmo número de pontos que aquela que viria a ser a vencedora, uma outra aluna (da ES Barcelos) a quem o júri decidiu, face ao empate, atribuir a vitória no concurso. Parabéns à Ana Sofia que, não vencendo, esteve à altura, numa competição saudável e exigente, e à aluna vencedora que representará o distrito de Braga na finalíssima de Lisboa. 

Sem comentários: