29 de abril de 2013

Meetings in English - à conversa com estrangeiros a viver em Portugal

Por vezes é preciso revermo-nos na imagem que os outros nos devolvem para valorizarmos aquilo que de bom temos, não é que tal se passe com toda a gente, mas quando é Portugal que está em causa, parece ser essa a situação. Que sentimentos experimentamos quando ouvimos aquilo que estrangeiros, que escolheram Portugal como terra de acolhimento, dizem sobre nós? Que sentimentos experimentamos ao ouvir dizer de Portugal, das suas terras, das suas paisagens, da gente simples, mas genuína, do interior deste misto de montanhas e planícies à beira mar situado que é nosso país, algo tão bom como aquilo que nos vieram dizer os três convidados estrangeiros que, no dia 17 de abril, passaram pela biblioteca da ESAF, a convite da Área Disciplinar de Inglês (na pessoa da Prof.ª Olinda Martins)? 
Apraz-nos dizer que foi bom; bom em múltiplos sentidos: desde logo pelo pôr à conversa  (em inglês) estrangeiros que vivem em Portugal, e que o escolheram como local para viver, com jovens alunos do ensino secundário da ES/3 Alcaides de Faria; bom pela troca de ideias; bom pelo facto de sairmos deste encontro (no âmbito do projeto Meetings in English, da A. D. de Inglês) com uma chamada de atenção para a beleza da paisagem, a amenidade do clima, os sabores da gastronomia, a "simplicidade das gentes e da riqueza popular"; bom por ouvirmos um dos convidados dizer que iniciou a aprendizagem da língua pela literatura, com destaque para Eça, Júlio Dinis e José Saramago. Quem assim falou foram os convidados que por cá passaram e "tertuliaram", Josefine Zuibigsnater (holandesa a viver em Portugal desde há cinco anos) e o casal Susan Knox e Warren Buell (norte-americanos, desde há vinte anos no nosso país).
E assim, numa destas manhãs, tendo a biblioteca como palco, soube melhor ouvir falar (muito bem) de Portugal em inglês. Não fosse esta atividade ter a mão dos colegas de Inglês, nomeadamente da professora Olinda, a mentora e coordenadora da iniciativa. Também in english, como não poderia deixar de ser nesta ocasião, foi a leitura expressiva, pela aluna Ana Campos, de um poema de F. Pessoa - The happy sun is shinning” - (ele que também escreveu poemas em inglês).

Sem comentários: