17 de outubro de 2012

Bosão de Higgs! na área de periódicos e revistas...

Não só para os alunos de Física, ou para os que gostam muito de Física... também para aqueles que nutrem a curiosidade pelo saber.
"A 4 de julho (deste ano), pelas 9:30, frente a uma audiência compacta no anfiteatro do CERN, Joe Incandela (...) mostra um slide onde se lê «o excesso de eventos observado tem um significado estatístico de 5 Sigmas». A audiência levanta-se em aplauso espontâneo. Uma nova partícula com as características esperadas para o bosão de Higgs fora descoberta." 
Assim começa um artigo, assinado por João Varela (Prof. do Departamento de Física do IST), sobre a descoberta de uma partícula que pode ser (nas suas palavras) "uma porta aberta para um novo território desconhecido"
Curioso?
Este (e outros artigos) pode ser lido no último número da revista da Sociedade Portuguesa de Física, a Gazeta da Física, já disponível na área de leitura informal da nossa biblioteca escolar. Mas também poderá ler neste número 109 (vol. 35, n.º1), a 2.ª parte de uma entrevista a J. Veiga Simão; um interessante texto - A Guerra das Cordas - de Carlos Fiolhais, sobre a Teoria das Cordas; ou um reporte sobre a XXVIII edição das Olimpíadas da Física, na qual participaram alunos portugueses que obtiveram uma medalha de bronze e três menções honrosas. Mas há mais! Nada como consultar e ler a revista.

Sem comentários: