9 de janeiro de 2010

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Bárbara Monteiro, aluna do 12.º J, sobre este livro que leu, gostou e recomenda:

A Odisseia de Homero adaptada para jovens

Autores: Frederico Lourenço (e Richard de Luchi - Ilustrador)
Editora: Cotovia
Ano de publicação: 2005
N.º de págs.: 332
Temática:aventura, viagem

"Após a leitura desta obra atribuída a Homero, adaptada por Frederico Lourenço, fiquei a perceber a razão deste classicista de formação ter merecido o prémio D. Dinis da Casa de Mateus, pela tradução da Odisseia de Homero. Porquê?
Imaginem o que será alguém transformar Os Lusíadas numa obra extremamente acessível, em prosa, sem necessidade de recorrer a interpretações subjectivas do que está escrito.

Frederico Lourenço atingiu um feito ao adaptar esta obra prima da literatura ocidental, permitindo a sua leitura sem deturpar a história nem a transformar num livro de criança enfadonho e desinteressante. Este autor consegue manter o leitor interessado, e falo por experiência própria, pois tive que me impor um limite no decurso da leitura.

Acima de tudo, a “Odisseia de Homero adaptada para jovens” é realmente um livro fascinante. Para além de toda a parte mitológica e surreal, transmite-nos uma mensagem importantíssima de coragem, determinação, persistência, ambição, paciência e inteligência, por parte de Ulisses que tenta regressar à pátria, depois do feito por ele realizado em Tróia que contribuiu para o final da guerra, como das aventuras que teve de viver e ultrapassar. Essa mensagem mostra-nos que face a acontecimentos devastadores, desoladores e completamente incapacitantes para a maioria do comum mortal, a esperança deverá manter-se como verdadeiro e único impulso motivador.

Em suma, a minha apreciação do livro, enquanto aluna do 12º ano, é uma apreciação deveras positiva. A Odisseia de Homero… é indubitavelmente um dos livros mais interessantes que já li e dos melhores concebidos, sabendo que teve por base uma tradução para o português a partir do grego clássico."

Sem comentários: