9 de janeiro de 2010

Descobre a tua Europa


Eis uma novidade, no sentido literal do termo. Chegou-nos via SETEPÉS nota dando conta que, num destes dias, será distribuído pelas escolas secundárias, um pouco por todo o país, o livro Descobre a tua Europa, cujo "evento de lançamento terá lugar no dia 19 de Janeiro, às 15h, no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos (Porto)" (fonte: www.setepes.pt). Podes porém aceder desde já ao conteúdo desta obra on-line - aqui ou na rede social Ning Descobre a tua Europa. Ainda nos sites: Representação da Comissão Europeia em Portugal e Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
Descobre a Tua Europa”, livro do aluno, contém pistas para aprofundamento de temas e de reflexões sobre a União Europeia e os resultados que esta tem vindo a alcançar ao longo dos anos. Descobre a Tua Europa é constituído por duas narrativas que correm em paralelo ao longo das páginas: uma de natureza teórico-científica e a outra de natureza ficcional. A estrutura e o grafismo, escolhidos a partir das sugestões de jovens, pretendem ligar, como na vida, a teoria e a prática, marcando simbolicamente que o território que habitas é também a Europa em que participas, que aprofundas, que sonhas, que descobres e em que acreditas. “Descobre a Tua Europa” pretende apelar à participação de todos no processo de construção deste espaço geográfico, cultural, económico e social que é a União Europeia; um projecto inacabado, dinâmico e em permanente construção, onde todos contam e cada um pode fazer a diferença." (fonte: pág. 3 da publicação on-line em versão pdf.)
Não só pelo interesse do livro para ti que desejas conhecer o espaço comunitário em que te inseres, mas também porque o mesmo pode com certeza constituir-se como um recurso lúdico e pedagógico, valerá a pena a sua leitura.

Sem comentários: