28 de dezembro de 2009

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Abílio Garrido, aluno do 12.º E, sobre esta saga que leu, gostou e recomenda:
Autor: Filipe Faria
Título: Crónicas de Allaryia (seis volumes)
Género: Literatura Fantástica
Editor: Presença
Colecção: Via Láctea
Títulos e ano de publicação: A Manopla da Karasthan (vol.1, 2002); Os Filhos do Flagelo (vol.2, 2002); Marés Negras (vol.3, 2003); A Essência da Lâmina (vol.4, 2005); Vagas de Fogo (vol.5, 2007) e O Fado da Sombra (vol.6, 2009).

"Para quem gosta de Tolkien, esta saga é ideal. É uma combinação de aventura, fantasia, drama e comédia. O autor, Filipe Faria, encontra-se entre os pioneiros da escrita fantástica no nosso país. Com apenas dezoito anos, ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca (atribuído pela Fundação Caloute Gulbenkian e semanário Expresso) em Nov. de 2001, com o primeiro livro da saga (que já conta com seis e espera-se o 7.º e último) - A Manopla de Karasthan.
As Crónicas de Allaryia são uma saga que retrata a emocionante viagem de oito amigos, Aewyre, um jovem cavaleiro, líder do grupo e filho mais novo do desaparecido Rei de Allaryia; Alumno, um mago e conselheiro de Aewyre; Lhiannah, uma bela princesa guerreira; Worick, um thuragar (anão) e mestre de Lhiannah; Quenestil, um eahan (elfo) e amigo de infância de Aewyre; Babaki, um antroleo (humanóide); Taislin, um burrik (ladrão que gosta de aliviar o peso às pessoas) e Slayra, uma eahan negra (assassina).
O propósito da viagem é conhecer o real destino do pai de Aewyre. Durante esta viagem deparam-se com aventuras alucinantes, e a cada esquina surgem perigos mais terríveis e seres aterradores esperam, ocultos nas sombras, o melhor momento para atacar. Mas os laços de amizade que unem os elementos do grupo estão cada vez mais fortes e, juntos, sentem-se capazes de enfrentar qualquer inimigo...
Requisitei os livros na biblioteca escolar e foram, para mim, de leitura imparável. Livros lidos com gosto e avidez."

Sem comentários: