31 de outubro de 2008

Halloween na Biblioteca

Mesmo sem uma passagem pelo google, que não se esquece de lembrar o dia, todos sabem que hoje se assinala o por cá designado - entre variadas expressões - "Dia das Bruxas" ou, apelando à tradição anglo-saxónica original - Halloween. Tradição com origens ligadas a rituais dos povos da Grã-Bretanha e da Irlanda; contemporaneamente muito popularizada nos Estados Unidos, é também, desde há muito, um ritual festivo em muitas partes do mundo, inclusive por cá.
Aqui, na nossa BE, tal como no ano passado, não deixamos passar o dia sem que o assinalemos com um conjunto de iniciativas alusivas. Desde logo a decoração a preceito: tradicional abóbora, velas e outros adereços, e uma exposição de poemas em inglês, graficamente apresentados por alunos das turmas A,D e E do 9º ano, sob a orientação da Profª Carla Pinto.
Mais logo, quando as trevas da noite caírem sobre esta parte do hemisfério, iniciar-se-à a sessão cultural em torno do espírito da época. A partir das 21:00, o espaço BE, numa aproximação literária e lúdica ao tempo de Halloween, receberá o fantástico de Edgar Allan Poe (em inglês), com a apresentação do conto - The Tell-Tale Heart (por Rui de Campos e alunos); a intensidade do poema Cântico Negro (por Virgínia Rafael) e o terror alucinado d`O poeta doido, o vitral e a santa morta (por alunos do 12ºT acompanhados pela profª Marieta). Tal como o conto do grande mestre da literatura americana, também os poemas do poeta, romancista, crítico e dramaturgo, José Régio, um dos fundadores da revista "Presença" e autor maior da literatura portuguesa do Séc.XX, serão ditos e encenados num ambiente que articula a literatura com o espírito de Halloween. Esta é a proposta da BESAF, sua equipa e colaboradores; a proposta de uma noite diferente para quem não tem medo, nem é sugestionável!

Sem comentários: