Todos nós somos “vítimas”, um dia, de alguma coisa: de um estado de espírito, de um olhar, de uma palavra, de uma personagem, de uma música, de um texto, de um pensamento, de uma loucura.
No mundo não há loucura maior senão pensar que não somos loucos. Somos sim! Todos somos um pouco…
Algo nos move e, por muito pouco que seja, há sempre uma pitada de loucura associada às nossas acções. O livro: A Saga De Um Pensador ensina-nos a perceber a loucura daquelas pessoas que vivem mais do que as simples passagens do dia-a-dia. Demonstra-nos que existem pessoas que “sugam tanto o tutano da vida” que acabam por enlouquecer nas loucuras do seu ser, e descobrem aos poucos o que de mais secreto existe nos espíritos: medos, terrores, sonhos …
Talvez falemos, então, de pessoas com problemas mentais, ou pessoas com susceptibilidade para deprimir mais rapidamente, mas serão por isso mais fracos? Não. Muito pelo contrário! Vivem tudo numa emoção, ou loucura, acima dos outros… fazem tudo na mesma, sem receio do futuro, sofrem para consigo mesmas, mas com uma diferença: nada disfarçam perante os outros. Nós sim, somos fracos, pois temos vergonha de abraçar uma árvore, ao contrário de Falcão (personagem do livro). Quem somos nós para gozar ou criticar tal gesto fora do comum e belo por inteiro?
Este livro é bem mais que letras impressas em folhas brancas. Ele tem a capacidade de fazer chorar, rir, ganhar coragem para ser diferente, para assumir loucuras e enfrentar as nossas vontades! Retrata pessoas com diferentes maneiras de ver o mundo e de estar nele, diferentes estados psíquicos, e demonstra-nos que ele é bonito por isso mesmo.
A Saga De Um Pensador fala-nos, acima de tudo, de alguém com vontade de lutar pelas pessoas diferentes do nosso mundo, e fá-lo com tal beleza que é impossível ficar-lhe indiferente! Precisamos da loucura de pessoas diferentes para evoluir, e precisamos de aprender muito com elas para sonhar!
Sílvia Sendim, 12º C
2 comentários:
Li, gostei e recomendo!
É um livro fantástico!
Ps: Eu ia escrever sobre este livro. Mania de escrever a mesma coisa que eu :P
Eu tambem li o mesmo livro e concordo com a Silvia!
Enviar um comentário