3 de junho de 2022

Horizontes - palestra na biblioteca da ESAF

Aconteceu na biblioteca, esta manhã... Horizontes!
Uma magnífica viagem ao mundo do conhecimento, da ciência, da arte, da religião, da sabedoria. Uma incursão globalizante em diferentes domínios do conhecimento humano, tocando as suas fronteiras. E foi nosso guia José Luís Santos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Departamento de Física e Astronomia).
Durante setenta e cinco minutos, que passaram num ápice, viajamos da mais pequenina partícula da matéria à incomensurabilidade do Cosmos, sem deixar de tocar o mistério da magnitude do Universo, dos enigmas que vamos desvendando e da imensidão que se nos apresenta pela frente, quando pensamos conhecer tudo. Sim, revisitaram-se gigantes como Galileu, Newton ou Einstein. Tocamos o céu infinito pela evocação do Hubble (e as deslumbrantes imagens por ele fornecidas durante mais de duas décadas) e já aguardamos, com expetativa, que novidades nos reserva (lá para julho) o telescópio espacial James Webb.
Com notável poder de comunicação, que captou a atenção de alunos de três turmas do ensino secundário, alguns professores e outros elementos da comunidade escolar, o Professor José Luís Santos, deambulou entre conceitos, à primeira vista difíceis ou só acessíveis a especialistas, tornados simples e apreensíveis: método científico, tecnologia, leis da Física, informação cósmica, matéria escura e energia escura, galáxias, tempo e escalas temporais, o hardware e o software do Universo… mas também este infinitésimo ponto na grandiosidade do cosmos, este minúsculo ponto onde habitamos, a Terra, a nossa Casa Comum, onde amamos, apreciamos, mas também nos digladiamos.
Esta foi uma sessão – palestra altamente estimulante e motivadora (pela carga de esperança no conhecimento e as perspetivas de futuro), desde logo para os jovens alunos que esta manhã encheram a sala de leitura da biblioteca da ESAF.
[Um agradecimento muito especial ao Professor Catedrático José Luís Santos e à Marisa Viana, que frequentou o Ensino Secundário na ES Alcaides de Faria, com excelentes performances mas também com elevada capacidade de colaboração e disponibilidade para com os pares; e agora frequenta o 2.º ano do curso de Física da Fac. de Ciências da U. Porto. A ela devemos a oportunidade de cá recebermos José Luís Santos, que tão prontamente acedeu ao convite.]

Sem comentários: