7 de fevereiro de 2022

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Inês Andrade Pinto, aluna do 10º F (ESAF), sobre este livro que leu, gostou e recomenda:

Frankenstein
Autor: Mary Shelley
Tradutor: Fernanda P. Rodrigues
Editor: Relógio D`Água
Coleção: Clássicos para leitores de hoje
Ano de edição: 2017
N.º de págs.: 232
Categoria: Romance

~~~~~~~~~~~~~

"Eu sempre cresci a ouvir histórias sobre o monstro Frankenstein e agora tive a oportunidade de ler a obra "Frankenstein" de Mary Shelley e fiquei a saber melhor como tudo começou.
Este livro conta a história de um jovem apaixonado pela ciência. Ele queria fazer algo importante para a humanidade, como construir uma vida de forma artificial. O jovem, chamado Victor Frankenstein, muito fechado no seu projeto, vai a vários cemitérios para recolher restos humanos e dá vida a uma criatura. Contudo, a primeira reação de Frankenstein é ir para o mais longe possível da sua criação, por esta ser horrenda. A criatura refugia-se na floresta, fica a viver no celeiro da cabana de uma família onde aprende a falar, ler, a ter sentimentos. A criatura quer muito uma família e, já que o seu criador a abandonou, ela procura vingança e vai atrás de todos os membros da família de Frankenstein para os matar.
Nesta história descreve-se uma relação entre a criatura e o seu criador, uma relação sem afeto. Eu acho que podemos ver aí a relação entre os membros de algumas famílias, onde por vezes domina mais o desprezo. A criatura é simplesmente excluída por ser horrenda, magoando as pessoas se não lhe derem a oportunidade de mostrar que pode fazer o bem. Podemos ver que este ser não tem nome, é sempre referido como a criatura, o monstro, o demónio, pois não há laços de afeto entre a criação de Victor e o próprio Victor.
Ao ler esta história, também dá para refletir sobre a responsabilidade da ciência: Victor acaba por criar uma criatura a partir de restos mortais de humanos, uma criação inovadora que poderia levar à imortalidade; o cientista como um Deus, alcançando o sonho e o desejo da humanidade. Assim, eu recomendo esta obra pela história em si, mas também porque nos leva a refletir sobre o mundo atual."

[Este livro consta no fundo documental da biblioteca da ESAF] 

Sem comentários: