10 de fevereiro de 2022

Internet Segura - ação de sensibilização e formação

Esta manhã (10.Fev.22), na sala de leitura da biblioteca escolar da ES Alcaides de Faria, aconteceu formação e sensibilização em torno da Internet Segura: suas oportunidades, mas também os seus riscos. No decurso de duas sessões, com um público-alvo do 3.º Ciclo ao Ensino Secundário (diferentes anos e níveis), os alunos tiveram a oportunidade de contactar, de forma muito pedagógica e cívica, com a problemática do acesso às redes e a salvaguarda de atitudes e comportamentos responsáveis num mundo tão vasto e complexo como o da Internet.
As ações estiveram a cargo da Polícia Judiciária (Braga) que, na pessoa de três inspetores, por via de linguagem acessível e comunicação assertiva, tocaram pontos nevrálgicos da nossa interação com a rede nos diferentes contextos: da vida em sociedade ao interior da escola. Perante mais duzentos alunos, divididos entre as diferentes sessões, a equipa de inspetores, de forma esclarecedora e (cremos) impactante, abordaram diferentes tópicos ligados aos riscos que espreitam na Internet, do cibercrime ao ciberbullying, do phishing à devassa da privacidade, da violência encapotada à apropriação indevida de perfis, entre tantos outros assuntos que prenderam a atenção dos alunos e, certamente, vão contribuir para a adoção de atitudes e comportamentos mais prudentes e responsáveis.


[Gratos pela tão prestável e sempre disponível colaboração do DIC da PJ de Braga, com especial menção à equipa de inspetores que tão empaticamente interagiram com os nossos alunos.]

Sem comentários: