10 de dezembro de 2023

75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Cumprem-se hoje (10 de dezembro) 75 anos sobre a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948 - 2023), e ainda há tanto por fazer num mundo profundamente desigual no que toca ao respeito pelos direitos mais básico do ser humano.
Amanhã, na sala de leitura da biblioteca da ESAF, evocaremos a os artigos da D.U.D.H. e a sua importância na construção de um mundo que queremos melhor: muito mais justo, mais digno e harmonioso. Um mundo de direitos, mas também de deveres.
A este propósito, aproveitamos também a oportunidade para convocar princípios e valores (re)conquistados com a Revolução de 25 de Abril de 1974 (que em 2024 cumprirá o cinquentenário), pois muitos desses valores e garantias já estavam consignados na D.U.D.H , contudo, não eram respeitados pelos governos autoritários e antidemocráticos que vigoraram durante décadas e décadas em Portugal. Na verdade, antes das mudanças e profundas alterações que a Revolução de Abril trouxe à sociedade portuguesa, ações, ideias e outros modos de pensar eram liminarmente punidos e/ou censurados, num clima de opressora ausência de liberdade e de negação de garantias de justiça e paz social, entre tantos outros aspetos que tolhiam a sociedade de então.
Evocaremos a efeméride dos Direitos Humanos com poesia, música e uma apresentação sobre os valores que lhe subjazem.

[nas imagens: cartaz original e marcadores de livros alusivos à efeméride (criação de Maria José Oliveira e equipa BESAF) + foto captada na BESAF)]
#direitoshumanos #humanidade #declaraçãouniversaldosdireitoshumanos #valores #cidadania #história #bibliotecasescolares #civismo

Sem comentários: