Leituras de Saramago...
Na manhã de 3.ª feira (8/3), na sala de leitura da biblioteca da ESAF, um grupo diversificado de alunos, vários professores e leituras de qualidade, pontuadas por breves momentos musicais, evocaram o génio de Saramago por via das palavras que ressoam dos seus textos. Logo à abrir, com cenário a condizer, a leitura encenada da obra "A maior flor do mundo" (por alunos de diferentes turmas e a voz do professor José Gonçalves).
Seguiu-se um momento de leitura expressiva, a cargo de três alunos do 10.ºE, que, pelas palavras e os gestos, materializaram um excerto do livro "O conto da ilha desconhecida" e com isso acicatando o interesse dos presentes para a leitura integral do texto. A espaços, a música soava melodicamente.
Eis que nos chega, pela voz da prof. Ana Paula Borges, a tensão e o suspense do conto breve: "O lagarto", também da autoria de José Saramago. E não cessou a sessão sem que antes, um vasto grupo de alunos do 9.ºE (sob supervisão da prof. Marieta) desse voz a uma curta maratona de excertos de Saramago, do conto ("História do rei que fazia desertos") às passagens de vários dos seus romances, sem esquecer a poesia, que também a fez, com trechos da primeira obra poética do autor "Os poemas possíveis".
Um recital de leitura sob o signo de Saramago. Mas que boa maneira de darmos sequência à Semana da leitura 2022 em ano de centenário deste Nobel da Literatura que tanto dignificou os pergaminhos da nossa literatura e enriqueceu os trilhos da língua portuguesa.
[Gratos a todos os intervenientes que, com a equipa da biblioteca escolar, teceram tão agradáveis (mas também reflexivos) momentos de leitura.]
Sem comentários:
Enviar um comentário