9 de dezembro de 2021

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Margarida Barbosa, aluna do 11º F (ESAF), sobre este livro que leu, gostou e recomenda:
Pessoas Normais
Autor: Sally Rooney
Tradutora: Ana F. Bastos
Editor: Relógio D`Água
Coleção: Ficções
Edição: 1ª | 2019
N.º de págs.: 248
Categoria: Romance
~~~~~~~~~~~~~
"No verão passado, devido à imensa atenção e aclamação que o livro “Pessoas Normais” de Sally Rooney estava a receber por apreciadores de leitura ao redor do mundo, decidi lê-lo e fazer o meu próprio veredicto, e para o não espanto de todo o literário que já ouviu falar sobre esta obra, o meu veredicto final é incrivelmente positivo. 
A autora irlandesa conta a história da vida de Marianne e Connell, focando nos desafios da transição entre ser um adolescente no secundário para um adulto a concluir o curso universitário, e como esses desafios afetam o seu mundo psíquico e a relação de um com o outro. A narrativa começa enquanto Marianne e Connell estão no 12º ano, relatando as diferentes realidades da vida destes dois colegas de turma. Marianne é uma jovem inteligente e rica, porém solitária e gozada pelos seus colegas; já Connell, apesar de ser inteligente como Marianne, é um jovem pobre e popular, sendo adorado e cobiçado por todos na escola. A mãe de Connell trabalha como funcionária de limpeza na casa de Marianne e é devido a ela que os dois se contactam e criam uma relação romântica, mas que à custa das aparências e da não aceitação social, mantêm segredo. 
Creio que este livro, numa primeira impressão de entre vários, não se afigurava muito apelativo devido aos estereótipos que lhe estão na origem, e eu mesma confesso que, no começo, não conseguia imaginar como se tornaria em algo tão memorável e impactante. Todavia, uma das grandes qualidades deste livro é a maneira como aborda e desenvolve esses mesmos estereótipos. Sally Rooney utiliza-os de maneira perspicaz e refrescante, tentando chegar à sua raiz e descrevendo com uma profundidade raramente vista, como estas banalidades conseguem tornar-se problemáticas e inundar as nossas vidas por completo, acabando por nos afogar. Pinta assim, de maneira dolorosa, um retrato feio porém real de como é ter problemas de saúde mental, realçando a depressão. Foi com muito prazer e inquietação que li esta história, que me comoveu pelo seu brilhante enredo e tocou pelo coração e humanismo da narrativa. 
Li, gostei e recomendo!"
[Este livro consta do fundo documental da biblioteca da ESAF] 

Sem comentários: