6 de dezembro de 2021

Evocar a Declaração Universal dos Direitos Humanos


Na próxima 6.ª feira, dia 10 de dezembro, a biblioteca da ESAF assinala e evoca o septuagésimo terceiro aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (D.U.D.H.), adotada e proclamada (Resolução 217A (III) pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Aproveitando o ensejo, evocamos também um verdadeiro "herói dos direitos humanos". Um herói português. Referimo-nos ao diplomata Aristides de Sousa Mendes que, nos inícios da 2.ª grande Guerra Mundial, Cônsul em Bordéus, assumiu uma ação heróica quanto altruísta ao emitir vistos "sem distinção de raça ou religião" a milhares de seres humanos, judeus em fuga às perseguições e atrocidades do regime nazi. 
Um gesto altruísta que lhe saiu caro em termos pessoais e profissionais ao contrariar as ordens diretas do chefe de Estado Oliveira Salazar, que por via da designada Circular 14 ordenava a suspensão de vistos aos refugiados (judeus, polacos, russos, apátridas...) perseguidos pelo regime nazi. Aristides de Sousa Mendes priorizou a Humanidade em vez de acatar uma ordem burocrática e desumana, sendo castigado com a demissão do cargo e função de cônsul, despromovido a uma posição de inferioridade e colocado em inatividade. 
Pai de uma alargada família, doze filhos a seu cargo, desprovido do direito de exercer a profissão de advogado e despojado de outras garantias para uma vida decente, passou (ele e a sua família) extremas dificuldades e necessidades, tendo morrido pobre e esquecido. Só muitas décadas depois se procedeu à reabilitação do seu nome e muito ainda há que fazer pela memória deste homem que dignificou a Humanidade e a quem tantos milhares de seres humanos lhe são "devedores" de um futuro que lhes estava prestes a  ser negado. Isto graças à ação de um homem que só nos pode dignificar e orgulhar pela causa que assumiu. 
Por isso, é para nós pedagógica e civicamente imperioso, agora que voltamos a assinalar mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, revisitar a figura e ação deste verdadeiro herói dos direitos humanos, como alguém dele já disse, como forma singela de o dar a conhecer aos nossos alunos.
[Na imagem: o nosso cartaz alusivo à celebração dos 73 anos da D.U.D.H.]

Sem comentários: