22 de abril de 2018

Amanhã é Dia Mundial do Livro



Amanhã, segunda-feira, 23 de abril, assinala-se o Dia Mundial do Livro. A data comemora-se desde 1996, na sequência de uma deliberação da UNESCO em dedicar esse dia à importância do livro e dos Direitos de Autor. Na base desta celebração estão motivos ligados à promoção do livro e da leitura, mas também à alfabetização e ao diálogo intercultural. Também se diz que a escolha da data prende-se com uma antiga tradição catalã que nos conta que naquele dia de abril, em tempos de cultura cortesã e cavaleiresca, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de Saint Jordi recebendo em troca um livro. Acrescenta-se ainda a esta efeméride o facto de, segundo rezam as crónicas, ter sido por nessa data de abril (ou próxima) de 1616 que desapareceram os génios da literatura Shakespeare e Miguel de Cervantes.
As bibliotecas e os bibliotecários, desde logo, são parte da fundamental missão de promoção do livro e da leitura, e porque este é um dos desideratos mais importantes do nosso papel enquanto biblioteca escolar, que faz por promover as diferentes literacias, também nós pugnamos, como tem sido prática, pela ingente tarefa da disseminação da leitura que, a par de outras literacias, é também condição de cultura e cidadania.
A propósito deste dia e no âmbito dos fins que perseguimos, aqui partilhamos o nosso cartaz alusivo ao Dia Mundial do Livro, obra da nossa amiga e colaboradora, Maria José Oliveira, professora de Artes.
Damos conta ainda de que, amanhã, para além de outras atividades, teremos o prazer de receber e interagir, na sala de leitura da biblioteca da ES Alcaides de Faria, com o artista plástico e ilustrador Sebastião Peixoto, que nos virá falar da ilustração de livros e do processo criativo que lhe está subjacente.

Sem comentários: