23 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro

A biblioteca é por excelência um local de partilha de livros e leituras, uma porta aberta para inúmeros mundos, mas também para o conhecimento e a diversidade dos saberes.
[Foto vencedora do BESAF Foto 2014. Autora: Anita Pimenta]

"Um livro não é apenas um amigo, cria novas amizades. Quando possuímos um livro com a mente e o espírito, ficamos enriquecidos. Mas quando o passamos a alguém, enriquecemos o triplo." _ Henry Miller in Os livros da minha vida (ed. Antígona, 2006).
Hoje, 23 de Abril, celebra-se pela 21ª vez o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Este tributo ao livro enquanto instrumento de cultura, educação, comunicação, teve a sua primeira edição em 23 de Abril de 1996 por iniciativa da UNESCO.
A celebração do livro, em todo o mundo, visa fomentar a leitura e com ela a proteção da propriedade intelectual (direito de autor).

Porquê Abril e a 23?
“Em 23 Abril de 1616 morriam Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de La Vega. Também num 23 de Abril nasceram ou morreram outros escritores eminentes como Halddór Laxness, Maurice Druon, Vladimir Nobokov ou Josep Pla. Por este motivo, esta data, de algum modo simbólica para a literatura universal, foi a escolhida pela Conferência Geral da UNESCO como tributo mundial ao livro e aos autores. Com esta data, pretende-se ainda uma chamada de atenção, sobretudo dos mais jovens, não apenas para o prazer da leitura, mas também para o respeito pela insubstituível contribuição dos criadores no enriquecimento das dimensões social e cultural da Humanidade. A ideia desta celebração teve origem na Catalunha (Espanha) onde, a 23 de Abril, é tradição oferecer uma rosa ao comprador de um livro.”_ Fonte: UNESCO (trad. e adapt. de texto)

Sem comentários: