23 de novembro de 2016

C & T 2016 - uma viagem ao mundo dos fósseis...

A ciência tem destas coisas, num ápice pode-nos fazer ver um impulso electroquímico atravessando, veloz, um emaranhado de neurónios como, no instante seguinte, recordar-nos os soalheiros dias de verão e sobre a pele, após um banho de mar e o contacto com a areia, aquelas pequeníssimas e brilhantes partículas de minério, ora transparentes, ora castanhas, ora salmão ora rosa... E assim acontece: saber-se disto... sabermos que aquelas pequeníssimas partículas, que se colam à nossa epiderme, levam a designação de moscovite (mineral presente no granito). Saber-se disto e de tantos outros conhecimentos quando, pela frente, quais cientistas, temos um grupo de jovens falando de rochas, minerais, fósseis e de memórias remotas da história natural da Terra e da sua evolução através dos milhões e milhões de anos.
Digam lá se a ciência não consegue fascinar?
Assim aconteceu hoje, pela manhã, em mais uma iniciativa de sensibilização à ciência... navegamos até ao universo das rochas, dos minerais e dos fósseis. Com quem? Com alunos do 10.ºC, sob supervisão da professora Ludovina, no âmbito da disciplina de Biologia/Geologia. E só lhes temos a agradecer por partilharem connosco estes saberes.
Ah! Para quem quiser observar rochas e minerais, assim como uma interessante coleção de marcadores sobre a matéria, nada como dar um salto à biblioteca.

Sem comentários: