15 de dezembro de 2015

Prenúncios de Natal... na biblioteca

Aproxima-se o final de período letivo e no ar já paira um certo perfume natalício. Por cá, na biblioteca, abre-se como que uma espécie de túnel do tempo em direção ao Natal; as decorações sucedem-se entre cantos e recantos, de mãos dadas com os livros. Ilustrações, postais, curiosos objetos, decoram o espaço, lembrando-nos a época festiva que aí se aproxima. Aqui e ali, nas mesas dispersas, agrupam-se alunos na conclusão dos últimos trabalhos periodais, outros percorrem estantes em busca de um bom livro para a pausa letiva que aí vem, outros ainda, hesitantes sobre o que ler, pedem sugestões, questionam se podem levar livros para as breves férias de inverno – claro que sim, claro que sim! – dizem os que cá estão e que servem esta grande comunidade escolar da ESAF. Há quem peça Dickens, Sophia, contos de Natal, mas também livros com emoções fortes… livros que retornam, livros que partem... sempre a curiosa expetativa do leitor sobre o que guardam. Mas as decorações natalícias, essas, prendem os olhares, chamam a atenção, anunciam o que se aproxima, e o que se aproxima é bom… as caras dos alunos/leitores não enganam!

E lá se volta o nosso olhar para os imaginativos postais (em castelhano até – Feliz Navidad, das turmas de Espanhol), para as lâmpadas que brilham escada acima, para as estrelas refulgentes, para as figuras de presépio, para os objetos tridimensionais rodando no teto, para toda uma miríade de pequenos símbolos que nos lembram serenamente – vem aí o Natal, vem aí o Natal… abranda um pouco…
E tudo isto graças a gente que usufruindo naturalmente dos serviços da biblioteca sabem também marcar presença como que dizendo – o que posso fazer eu pela minha biblioteca. E foi isso que fizeram alunos do 3.º Ciclo, sob a orientação de uma mão cheia de professores que viram na biblioteca o local de eleição para a mostra de tão criativos trabalhos; sem esquecer as funcionárias da biblioteca que, como sempre e nestas ocasiões, também fazem questão de mostrar o seu labor.

Bom Natal! Boas leituras!

Sem comentários: