11 de dezembro de 2015

Celebração dos 67 anos da declaração Universal dos Direitos Humanos

Ecos da evocação que fizemos, na ESAF, neste 10 de dezembro de 2015, dos 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (que foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas - 10/12/1948), com intervenções de poesia (Carta aos meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya, de Jorge de Sena), música (interpretação de Imagine e We are the World), uma largada de balões (cada um com um dos 30 artigos da Declaração inscritos) e de pombos (como símbolo de paz e liberdade).
Assinalamos assim o Dia dos Direitos Humanos, numa ação de sensibilização, junto dos nossos alunos, lembrando que no que concerne aos direitos humanos, essa é uma luta cívica de todos os dias, na escola, em casa, no nosso bairro, na nossa comunidade, na nossa participação cidadã.
Pela tarde, foi tempo de nos associarmos também à celebração dos direitos humanos, numa cerimónia concelhia, que juntou inúmeros alunos de vários agrupamentos de escolas do concelho de Barcelos. Essa sessão, promovida pelos Serviços de Educação da Autarquia, os Serviços de Apoio às bibliotecas escolares, a Rede de bibliotecas escolares de Barcelos, marcou também um momento importante de congregação de esforços em prossecução dos objetivos de sensibilização cívica em torno da importância de não apenas lembrar a Declaração e os seus 30 artigos matriciais, mas também suscitar a ação concreta, ou seja, a passagem da retórica aos atos, desde os mais simples gestos às ações daqueles cuja responsabilidade lhes foi outorgada para gerirem do melhor modo o destino das nações.
Os nossos agradecimentos, enquanto equipa pedagógica da Biblioteca da ESAF, a todos os alunos que connosco colaboraram, aos professores colaboradores, ao AEtalent/Educação Musical da ESAF, aos assistentes operacionais, ao Sr. Fernando Pereira (antigo Encarregado dos Funcionários da ESAF), pela cortesia e disponibilidade para a largada de pombos, e à Rede de Bibliotecas de Barcelos, pela parceria.

Sem comentários: