25 de novembro de 2015

Ecos da Semana da Ciência na ESAF - uma viagem ao mundo da genética

Hoje foi um dia pleno na biblioteca da ESAF, de manhã uma performance de "homenagem" ao DNA (ou ADN - Ácido desoxirribonucleico); à tarde, uma incursão no mundo da luz e das imagens, com a apresentação do livro de fotografias - "Reflexos Incondicionados".
Se já sabíamos que as clássicas explanações de um temática, quando objetivas e tocadas pela imaginação criativa, sem deixarem de ser rigorosas, claro, podem prender a nossa atenção; então uma abordagem onde se inclui a música e melodiosas canções é via segura para nos deliciarmos com matérias que, noutros contextos, nos pareceriam algo áridas. Foi pois com música e canções, também com explanações ilustrativas, com recurso a modelos tridimensionais e aos audiovisuais que, pela mão de um grupo de alunos (sob supervisão de professoras de Biologia), viajamos ao interior das moléculas do DNA, essas estruturas orgânicas que estão na base daquilo que somos enquanto seres bio-psíquicos. 
Ao som de música, imagens, modelos criados pelos alunos, fomos até ao mundo fantástico da genética e da hereditariedade, conhecer um pouco mais sobre as incontornáveis bases adenina, guanina, timina, citosina e os processos em que estão envolvidas. 
A manhã, na biblioteca, foi assim dedicada à Biologia, uma manhã festiva, a confirmar que a ciência também pode ser divertida, quando lhe conhecemos os mecanismos e explicitamos os seus processos, associando também uma boa dose de alegria. 

Sem comentários: