16 de novembro de 2014

Uma viagem pela história de Barcelos

"O saber não ocupa lugar", dito conhecido e tantas vezes repetido, mas sempre claro nos seus intentos: disponibilidade para aprendermos, alargarmos o nosso campo de conhecimento e dele retirarmos valia. Porque não, desta vez, conhecermos um pouco mais sobre a cidade onde se situa o nosso agrupamento, sobre a sua história e alguns dos seus recantos ricos em património? 
Eis a proposta: viajar desde as origens do burgo à atual cidade de Barcelos. Viajar com quem sabe, um conhecedor da história local, bibliotecário municipal e historiador. Falamos de Victor Pinho que, na passada quinta-feira, dia 13/11, na sala de leitura da biblioteca da ESAF, perante mais de uma centena de alunos, nos conduziu desde a longínqua Idade Média até meados do século XX. 
Com paragens em períodos marcantes da nossa história local, Victor Pinho falou-nos de importantes figuras ligadas aos destinos desta antiga urbe (sem esquecer Nun`Álvares Pereira); dos forais atribuídos (por D. Afonso Henriques e D. Manuel) ao concelho, o último dos quais prestes a celebrar cinco séculos em 2015; da ascensão da vila a cidade (em 1928); das obras e dos monumentos que em muitos dos seus recantos atraem o nosso olhar, das lendas e tradições, entre tantas outras referências que... justamente, não ocupam lugar, antes enriquecem os lugares do nosso conhecimento.

Sem comentários: