22 de dezembro de 2013

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Margarida Oliveira, aluna do 12.º E, sobre este livro que leu, gostou e recomenda:
Nas nuvens
Autor: Walter Kirn
Editor: Livros de Hoje
N.º págs.:320
Ano de publicação: 2010
Categoria: Romance

"Ler é algo que me acalma e me mantém ocupada naqueles momentos mais aborrecidos, mas a minha dificuldade é saber o que ler, então vou à biblioteca e procuro um título ou uma capa que me chame a atenção…
Desta vez escolhi o livro “Nas Nuvens” de Walter Kirn, uma obra que faz parte da literatura norte-americana contemporânea e que trata de um tema sério, o dos despedimentos, mas de uma forma agradável e suave. Ryan Binghan, a personagem principal, passa os seus dias a viajar de avião, pondo em prática a sua especialização profissional, despedir trabalhadores. Apesar dos trabalhadores argumentarem que têm família para sustentar e trabalham na empresa há dezenas de anos, a resposta é sempre a mesma “Está despedido! Vá buscar as suas coisas e deixe o seu local de trabalho livre o quanto antes”. Ryan conta com uma ajudante e aprendiz, uma jovem elegante e bonita, que propõe um novo método, mais frio e distante, para despedir os trabalhadores… por lapso, esta jovem pergunta a uma senhora - o que vai fazer depois de ter recebido a notícia do despedimento, e ela simplesmente lhe responde que se vai suicidar. Ryan e a sua colaboradora encaram aquelas palavras como uma brincadeira mas, mais tarde, vêm a saber que realmente aquilo acontecera.
Durante as suas muitas viagens Ryan acumula milhas aéreas, que mais tarde lhe serão úteis, passa uns tempos em casa da mãe e é também durante essas viagens que se envolve com diferentes mulheres em diferentes países, no entanto há uma com quem ele se cruza várias vezes e por quem desenvolve um carinho especial. Mais tarde Ryan descobre que não pode continuar a alimentar esperanças no que diz respeito a essa mulher…
Para saber mais sobre o segredo que ela guarda basta ler o livro, é bastante interessante. Eu li, gostei e recomendo!"
[Obs: este é um título que consta no fundo documental da BESAF e pode ser requisitado pelos nossos leitores]

Sem comentários: