17 de novembro de 2013

Semana da Cultura Científica na ESAF

(Cartaz: Pedro Rodrigues, Prof. de Artes)
Inicia-se amanhã a Semana Nacional da Cultura Científica (18 a 24 nov.), tempo para assinalar a importância da ciência e da cultura de investigação a ela associada. As áreas disciplinares de Física e Química e de Biologia e Geologia do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, em parceria com a biblioteca da escola sede, assinalam a semana com um conjunto de atividades ligadas ao mundo da ciência e da investigação. 
Não te espantes se te deparares, aqui pela biblioteca e noutros locais, nos próximos dias (18 a 22 nov), com os génios de Galileu, Kepler, Newton, Einstein, Hubble, e tantos outros; ou com uma banca experimental, qual laboratório na biblioteca, onde terás a oportunidade de observar uma ou outra experiência, alguns equipamentos científicos e até o telescópio do Clube de Astronomia; ou ainda com a encenação dos poemas Lágrima de Preta e Poema para Galileu do poeta António Gedeão, sim esse que amava a Física e que divulgava a ciência entre nós como poucos, de seu nome Rómulo de Carvalho. 
A Ciência sempre passa por aqui, mas esta semana terá um brilho especial. Os génios das Humanidades, que também enchem as estantes da biblioteca com universos de ideias, não se zangarão com certeza, bem pelo contrário, até talvez reeditem as antigas disputas intelectuais. 

Sem comentários: