8 de setembro de 2013

Dia Internacional da Alfabetização / Literacia

Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização / International Literacy Day.
Só para dar conta de alguns dados da UNESCO - existem no mundo cerca de 774 milhões de adultos analfabetos; 123 milhões de jovens (entre 15 e os 24 milhões) na mesma condição; 250 milhões de crianças não possuem competências básicas de leitura e escrita... os números estão aí (confira aqui) e revelam uma situação desoladora no que respeita à literacia mais básica, aquela que desde logo fornece competências elementares para que um cidadão se afirme e autonomize. Sem deixar de olhar para a nossa realidade próxima (na verdade progredimos muito nesse capítulo, nas últimas décadas, basta lembrar que, há cem anos, em Portugal, a taxa de analfabetismo era brutalmente alta);  importa hoje, nos inícios do século XXI, lutar pela educação para todos. A UNESCO tem feito um trabalho de reconhecido mérito.
E o analfabetismo funcional?... tão presente nas sociedades ditas desenvolvidas. Também esse é uma praga que urge enfrentar. É aqui que entra o papel da escola e das bibliotecas, verdadeiros espaços de literacia. 
A literacia, as literacias, devem estar na agenda quotidiana da escolas e das bibliotecas, se queremos cidadãos competentes, informados, esclarecidos.

Sem comentários: