14 de abril de 2013

Encontro com o escritor José Leon Machado

"Que faz um livro viver?" - pergunta-se Henry Miller numa obra interessantíssima e algo heterodoxa, que leva o título: Os Livros da Minha vida. Responde Miller: "Um livro vive devido à recomendação apaixonada que um leitor faz a outro". 
Esta é uma posição na qual também nos reconhecemos e, de certo modo, tentamos concretizar com várias das iniciativas da BE, inclusive aquela que dinamizamos aqui no blogue (a secção Li, Gostei e Recomendo... a palavra aos leitores, que ao longo dos últimos anos tem contado com a colaboração dos nossos leitores). Acreditamos também que, para além da recomendação vívida de um leitor, o encontro com autores materializa uma via de promoção da leitura ao colocar o escritor ou o ilustrador em contacto com o público leitor. É sempre uma mais-valia, em prol da leitura e do desenvolvimento de novos leitoresa vinda de um escritor à escola.
Assim aconteceu, aqui na ESAF, no passado dia 10, em plena Semana Concelhia da Leitura, desta feita por iniciativa da professora Maria José Simões e alguns colegas mais, da Área de Português, que lecionam ao Ensino Básico. José Leon Machado, o escritor, deslocou-se à escola e conversou com mais de duas centenas de alunos em duas sessões levadas a cabo no auditório da ESAF. Falou de si, do seu percurso ligado aos livros e à leitura, contou histórias interessantes a propósito do seu interesse pela leitura e pela escrita; falou ainda dos livros publicados (sem esquecer o mais recente: Vórtice), alguns deles traduzidos noutros idiomas, e do seu processo de escrita, respondeu às inquiridoras questões dos alunos, e ainda fez menção de deixar alguns autógrafos nas obras A Forma de Olhar e O sapo envergonhado.
É também destes momentos de encontro com escritores que germina a vontade de ler mais e de conhecer novos livros
E assim também se promove a leitura, desta feita sem grelhas de análise, nem fichas de leitura obrigatória, antes conversando livremente com quem escreve as estórias. 

Sem comentários: