25 de março de 2012

Ideias em Trânsito #1 > pôr em comum as ideias...

O projeto Ideias em Trânsito, era afinal também ele uma ideia a germinar, a germinar... tornada finalmente realidade, na passada quinta-feira, dias 22/03. Singela mas significativa realidade, esta de pôr em comum, juntar no espaço da biblioteca escolar os alunos de "ontem" (afinal, de há pouco, ex-alunos) a partilhar ideias de futuro com os alunos de hoje. Juntar gerações não muito distantes, umas já com formação superior (mas que passaram por aqui, que são também fruto da escola) outras ainda a formar-se aqui, neste mundo de interações pedagógicas, culturais, numa palavra: humanas.
O espaço dos livros, dos computadores, da internet, dos jornais e revistas, dos audiovisuais, da informação e do conhecimento; o espaço, por excelência, das pessoas (porque elas contam e marcam a diferença), o espaço da biblioteca escolar moderna, ativa e interativa (como a desejamos e a queremos), comunitária e de partilha, recebeu a visita e contou com o saber fresco e criativo de um aluno que ainda há pouco se sentava nas salas desta escola, cruzava os seus espaços, pesquisava e trabalhava na BE, crescia e se desenvolvia, agora designer gráfico, a realizar um mestrado em Design da Imagem na Faculdade de Belas Artes (Porto). Referimo-nos a Noé Cunha, o primeiro interveniente deste Ideias em Trânsito.
E não podia começar melhor este espaço de partilha, de alunos e para alunos. Noé falou do seu percurso recente, da sua formação superior em Design, da paixão por esta vertente do conhecimento e da técnica gráfica; mostrou os seus trabalhos, partilhou-os com os alunos presentes na sala de leitura da BE, interagiu alegremente com todos e finalizou apresentando um projeto de design de sinalética, idealizado por si, para a escola que já foi sua.
Como dizíamos antes, não podia começar melhor o encontro Ideias em Trânsito. Já nos preparamos para a realização do próximo, com a visita de um(a) outro(a) ex-aluno(a) e a partilha de novas ideias com os alunos da escola.

Sem comentários: