25 de março de 2012

Darwin revisited

Se lhe disséssemos que se iriam juntar, na sala de leitura da biblioteca escolar da ESAF, graças a uma criativa "máquina do tempo", nomes como Charles Darwin, Lamarck, Buffon, Wallace, Cuvier, Malthus, Lineu, ou mesmo Platão e Aristóteles... acrescendo a esse encontro de pensadores e homens de ciência boas pitadas de humor e muita, muita alegria? Talvez estranhasse e mesmo torcesse o nariz, dada a panóplia de argumentos e contra-argumentos que por ali se cruzariam.
Mas, não se espante (bem, o espanto estará na base do conhecimento, diria um clássico grego) é que aconteceu mesmo. Aconteceu na noite de quarta-feira, dia 21/03, pela técnica e engenho dos alunos do 11.ºC da ESAF (Curso de Ciências e Tecnologias), sob a supervisão da professora de Biologia, Ludovina Esteves, e tendo como "testemunhas" um muito bom grupo de pais e encarregados de educação que, naquela noite, se dirigiu à biblioteca escolar para assistir a uma lúdica e pedagógica lição, na perspectiva científica, sobre evolucionismo.
Durante mais de quarenta e cinco minutos, alunos caracterizados a preceito e coadjuvados pela excelente introdução da prof.ª Ludovina, interpretaram personagens ligadas à longa história das teorias sobre a evolução. Uma lição em jeito de expressão dramática, que muito agradou e enriqueceu os presentes, dado o debate de argumentos e teorias sobre a origem e desenvolvimento dos seres vivos. Performance que até envolveu música e uma breve mas interessante coreografia com as personagens científicas e filosóficas em cena.
Uma ação pedagógica e lúdica, que da sala de aula, e do tecer dos argumentos e das teorias, veio até à sala de leitura da biblioteca da escola, exercitar o debate de ideias...
"Foi tão giro" - dizia uma encarregada de educação à saída.

Sem comentários: