11 de março de 2012

Bibliotecas em linh@: informação, tecnologia, novas leituras

... o leitmotiv do II Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos, que terminou ontem, dia 9/03.

Dois dias plenos de ideias, muitas e boas ideias em torno da promoção da leitura nas bibliotecas (Manuela Barreto Nunes), de novos olhares sobre a informação e o conhecimento (Luís B. Gouveia), das novas tecnologias como ferramentas de disseminação e de construção de conteúdos e do papel que estas podem desempenhar nas bibliotecas, que não querem perder do encalço o leitor (Pedro Príncipe); onde se falou de navegações seguras no vasto mundo da Net (Maria José Loureiro / M Alvim Braga); de dinâmicas, de desafios, partilhas e experiências (Isabel Costa / Marisa Pedrosa / Florinda Bogas / Artur Durão / Anabela Veloso / Joaquim Duarte); também de literacia digital e dos dispositivos e ferramentas emergentes da web 2.0 (Carlos Pinheiro / Evandro Morgado); e como não poderia deixar de ser, também de literatura e da importância desta na formação integral da pessoa enquanto leitor de símbolos e de signos, não importa em que suportes (Fernando Pinto do Amaral / João Manuel Ribeiro). Houve tempo também para pequenas comunidades de prática nos diferentes e cheios de interesse workshops que se realizaram.
Falou-se e debateu-se assuntos que não são apenas do interesse dos profissionais da informação e das bibliotecas, são-no de todos aqueles que se interessam pela leitura e pela escrita como "realidades em espelho", co-implicadas (F. Pinto do Amaral), matriciais para a formação dos nossos alunos e utilizadores. Por isso, o auditório multifacetado que tivemos pela frente - gente interessada, aberta ao conhecimento.

[Quatro notas finais e incontornáveis: i) uma para a deliciosa sessão de abertura (extra programa) de poesia épica de Camões, dita por alunos da nossa escola, em complemento à exposição “Os Lusíadas – ensaio gráfico (uma surpreendente e criativa alusão gráfica aos 10 cantos d`Os Lusíadas), também obra de alunos da ES/3 Alcaides de Faria, em exposição na sala de leitura da BMB; ii) outra para a candura de cor e criatividade de “Quarto – cor em movimento” (alunos do Agrup. Vale do Tamel), também exposta na BMB; iii) também a justa parabenização à organização (SABEbcl / BMB, Vereação da Cultura de Barcelos, Coordenadora Interconcelhia) pelo possibilitar de encontros como este, como ainda a organização de múltiplas actividades pelas diferentes bibliotecas escolares/escolas do concelho que, numa palavra, classificaríamos de muito profícuos; iv) finalmente (e não necessariamente por esta ordem) o registo do envolvimento das dezenas de “anónimos” (?) mas activos professores bibliotecários que, em articulação com inúmeros outros docentes, fizeram da semana que passou (afinal aquilo que diariamente os move) uma festa em prol da leitura.]

Sem comentários: