No decurso de vários dias do mês de novembro, o espaço da biblioteca, registou uma azáfama especial. Tratou-se, desta feita, de uma incursão na formação de utilizadores, com largas dezenas de alunos do 7.º ano a movimentarem-se entusiasticamente, entre estantes e computadores, em busca dos segredos que a biblioteca guarda. Participaram em sessões de sensibilização orientadas para um maior conhecimento e aprofundamento de tarefas de pesquisa no espaço da BE.
Foram muitos os alunos, várias as turmas, que por cá passaram para a realização de um bibliopaper, um conjunto de desafios sobre como navegar no espaço da biblioteca em busca de informação útil, de saber e de leituras. Munidos do guia básico do utilizador, qual bússola na sua viagem de exploração, executaram tarefas relacionadas com a organização da biblioteca, pontos de acesso, funcionamento e valências, mas também sobre as técnicas de pesquisa e descoberta de informação, recorrendo a diferentes tipos de documentos, do livro ao mundo digital, passando pelos audiovisuais.
Descobriram novos livros, pesquisaram em dicionários, enciclopédias e atlas, acederam à internet, estabeleceram conexões entre autores e documentos, descobriram a importância da CDU (Classificação Decimal Universal) na classificação e organização de itens documentais, identificaram os elementos do livro enquanto objecto, reconheceram o papel dos registos e das cotas... tudo isto com a adrenalina de quem quer responder, no mais curto espaço de tempo, ao maior número de perguntas sobre o mundo da sua biblioteca escolar a que recorrem e agora, esperámo-lo, com maior frequência ainda.
Sem comentários:
Enviar um comentário