19 de março de 2011

Saramago_ Ensaio Gráfico na Semana da Leitura 2011

Entre 21 e 25 de Março decorre (como já indicámos) a Semana Concelhia da Leitura, conjunto de iniciativas, promovidas pelo SABEbcl, a que se associou a BESAF. Este ano, articuladas com múltiplas acções de dinamização em curso, as iniciativas da  nossa Biblioteca Escolar, a cargo da equipa, de alunos e professores colaboradores, desdobram-se em momentos de intervenção quer dentro, quer fora do espaço escolar.
Pela primeira vez, o Concurso de Fotografia BESAF, já na sua 4.ª edição, e este ano subordinado ao tema – “A Minha Biblioteca”, vê os trabalhos seleccionados pelo júri, expostos na sala de exposições da Biblioteca Municipal (o reforço de uma frutífera parceria). O anúncio dos vencedores deste certame está marcado para dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia. Ainda nesta saída fora de portas, num contacto com a comunidade envolvente e com as demais bibliotecas do concelho, a BESAF associou-se, desde o primeiro momento a uma iniciativa gráfica, em torno das obras de José Saramago, idealizada e concretizada por alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia (11ºL), sob orientação do Prof. David Figueiredo. Uma mostra de treze quadros com exposição no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos. “Saramago – ensaio gráfico, é uma iniciativa que projecta a nossa escola, no âmbito desta Semana Concelhia da Leitura. Estas duas exposições com chancela da ESAF, estarão patentes ao público de 17 a 31 de Março.
Endereçamos desde já o convite a toda a comunidade escolar para que as visitem, certos de que dará por bem aplicado o seu tempo.
E já que partilhamos práticas e concretizações, na quarta-feira, dia 23 de Março, será altura de um grupo de alunos colaboradores da Biblioteca da ESAF, subirem ao palco do Auditório da Biblioteca Municipal para levarem a cabo um concerto de leitura (que inclui uma performance de ballet), cujo desiderato principal é proporcionar à assistência o contacto com passagens e fragmentos da obra O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, assim como com um excerto do belíssimo poema A Tabacaria, de Álvaro de Campos.
Cá dentro, em espaço escolar levaremos a efeito o projecto – permuta de livros: Deixa um livro, leva outro – uma alternativa económica e ecológica (em Ano Internacional das Florestas) às habituais feiras do livro, que tem como grande objectivo a promoção do livro e do hábito de ler. Ainda em prol do livro e da promoção da leitura, iniciaremos, em parceria com alguns professores da Área Disciplinar de Português, um projecto de bookcrossing, criando no espaço BE e noutro local da escola, zonas de bookcrossing, como pontos de estimulação à partilha de livros e de leituras. Entretanto serão divulgadas outras iniciativas.

Sem comentários: