4 de fevereiro de 2011

Internet Segura - Navegar na Net com "rede"

Coube ao Dr. João Paulo Ribeiro da CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados / Projecto DADUS), que acedeu ao convite endereçado pela nossa escola, a apresentação da segunda palestra (na quarta-feira passada, dia 2) de um ciclo que o PTE (Plano Tecnológico de Educação), em articulação com a BE (Biblioteca Escolar) e docentes da ESAF, está a levar a efeito em torno da protecção, segurança, direitos de autor e literacia informacional na Era da Internet.
Partindo do sugestivo e metafórico título - "Navegar na Net com "rede", João Ribeiro incidiu a sua abordagem sobre a delicada questão da segurança, protecção de dados pessoais e privacidade na Internet e redes sociais. Tema candente na actual Sociedade da Informação, sobretudo junto das camadas jovens que acedem, a todo o tempo, a um mundo pleno de virtualidades, quanto de perigos, como é o da teia global das redes sociais. Didáctica q.b., objectiva, apelativa, mas também altamente sensibilizadora, assim foi a viagem ao mundo da recolha de dados (muitas vezes ardiloso) que encontra na Net espaço de proliferação. Spam, phishing, vírus, worms, falsas identidades...entre tantos outros conceitos, que ainda escapam aos menos atentos, nos usos ingénuos da Net, foram palavras audíveis ao longo da sessão e que prenderam a curiosidade da plateia, maioritariamente composta por alunos do Ensino Básico. 
Uma mensagem ficou no ar: a Internet faz parte do nosso quotidiano, a múltiplas dimensões, e as suas virtualidades são imensas, porém, há que atender ao seu uso responsável. Mais do que na ferramenta, pode estar no seu uso o cerne de muitas contrariedades, às quais nem os mais cautos escapam por vezes, daí a importância do reforço da literacia digital que, neste mundo globalizado, é também ela social. Temática para a qual o contributo da acção educativa terá sempre uma palavra a dizer.
Para quem não conseguiu estar presente nesta palestra sobre salvaguarda da privacidade na Internet, nada como dar um salto ao blog do Dadus que tem muitas dicas esclarecedoras, desafios e concursos para participares: aqui; ou, ainda, uma visita ao sítio institucional do Projecto Dadus (repleto de informações úteis para ti, para os professores e também para os pais) aqui.
Crédito da imagem: Projecto DADUS
Entretanto: Na Net? ...só em segurança! (o slogan para a Semana da Internet Segura aqui na ESAF, durante a qual não percas a oportunidade de visitar a exposição que muitos colegas teus, do 9.º ano, prepararam e que decorrerá entre 8 e 15 de Fevereiro, no mezanino - piso 2 - da Biblioteca Escolar). 
Até à próxima palestra, da qual daremos conta oportunamente.

Sem comentários: