30 de janeiro de 2011

Direitos de Autor na Era da Internet

Perante uma plateia composta por alunos e professores, na quarta-feira, 26 de Janeiro, falou-se, no Auditório da ESAF, sobre propriedade intelectual, comportamentos lesivos dos direitos de autor, necessidade de se referenciar fontes, cuidados a ter com situações que configurem plágio, entre outros aspectos associados aos direitos de autor em geral, e no contexto da Internet em particular. O auditório seguiu atentamente a alocução feita pelo Dr. Fernando Lima, da Sociedade Portuguesa de Autores  que, depois de referenciar as origens do conceito de "direitos de autor", abordou, recorrendo a situações ilustrativas, a necessidade de se acautelarem os direitos de autor e  outros direitos conexos, assim como o dizer não à cópia ilegal,  numa sociedade (a actual Sociedade da Informação) onde o sentido da paternidade das obras parece esbater-se e facilmente se recorre à apropriação/utilização de informação, algumas vezes assumida como própria quando na realidade é propriedade de outrem. 

Ainda antes da palestra proferida pelo representante (no distrito de Braga) da Sociedade Portuguesa de Autores, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação feita por dois alunos do Curso de Informática, Leandro Covinha e Tiago Rodrigues, do 11.º I que, de forma original, com recurso a imagens e dados apelativos, fizeram notar as diferenças, vantagens e desvantagens, entre  software livre e software proprietário, nomeadamente entre o sistema livre Ubuntu (adaptação Ubuntu ESAF, obra de alunos da escola) e o sistema Windows.
Esta foi uma iniciativa, a primeira de um Ciclo de Palestras em torno das novas tecnologias e do seu uso em contexto sócio-educativo,  promovida pela equipa PTE, da Escola Sec. Alcaides de Faria, à qual se associou também a Biblioteca Escolar.
A próxima palestra realiza-se já na quarta-feira, dia 2 de Fevereiro, 10h15m, no Auditório da ESAF, desta feita em torno da protecção de dados e privacidade, um tema candente e actual, a merecer a atenção de todos, especialmente dos alunos mais novos que, sem se darem conta dos perigos, assumem muitas vezes comportamentos excessivamente cândidos quando se trata de "partilhar" informação privada sobre si ou os outros. A palestra intitular-se-á "Navegar na Net com "redee será proferida pelo Dr. João Paulo Ribeiro, do Projecto DADUS (CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados).

Sem comentários: