23 de novembro de 2010

"Quem tem farelos?" de Gil Vicente

Amanhã, 5.ª, 23.Nov, pelas 21h, temos teatro no Auditório da ESAF. Resultado da parceria Bib. Municipal de Barcelos (SABE-BCL) e a nossa biblioteca escolar, o grupo de teatro A Capoeira apresenta a farsa "Quem tem farelos?". 
Mais de uma centena de alunos terão a oportunidade de apreciar esta farsa, da autoria de Gil Vicente, encenada pela primeira vez em 1505, perante o rei D. Manuel  I.
Fonte: sítio de A Capoeira
Sinopse
"Apariço e Ordoño, “moços de esporas” (isto é, criados que começavam a servir em casa ou na cavalariça na esperança de melhor situação) encontram-se na rua, quando andarem em busca de farelos. O encontro é motivo para descrições desdenhosas sobre os respectivos amos.
Na mutação de cena, anunciado por Apariço, surge o escudeiro Aires Rosado lendo no seu cancioneiro, enquanto prepara a serenata à porta de Isabel. Nela, Aires Rosado vai falando sozinho, já que as respostas de sua dama nunca são escutadas e vê os seus galanteios serem sucessivamente interrompidos pelo barulho de cães, gatos e galos (executados pelos criados?...). Finalmente acorda a velha, mãe de Isabel, que com as suas pragas e maldições põe o escudeiro em fuga.
A peça termina com uma discussão entre a velha e a filha, na qual esta recusa as tarefas indicadas pela mãe (costurar, tecer, fiar) em favor de tratar de si, para poder ser namorada." (Fonte: aqui)

Sem comentários: