Páginas

23 de novembro de 2010

"Quem tem farelos?" de Gil Vicente

Amanhã, 5.ª, 23.Nov, pelas 21h, temos teatro no Auditório da ESAF. Resultado da parceria Bib. Municipal de Barcelos (SABE-BCL) e a nossa biblioteca escolar, o grupo de teatro A Capoeira apresenta a farsa "Quem tem farelos?". 
Mais de uma centena de alunos terão a oportunidade de apreciar esta farsa, da autoria de Gil Vicente, encenada pela primeira vez em 1505, perante o rei D. Manuel  I.
Fonte: sítio de A Capoeira
Sinopse
"Apariço e Ordoño, “moços de esporas” (isto é, criados que começavam a servir em casa ou na cavalariça na esperança de melhor situação) encontram-se na rua, quando andarem em busca de farelos. O encontro é motivo para descrições desdenhosas sobre os respectivos amos.
Na mutação de cena, anunciado por Apariço, surge o escudeiro Aires Rosado lendo no seu cancioneiro, enquanto prepara a serenata à porta de Isabel. Nela, Aires Rosado vai falando sozinho, já que as respostas de sua dama nunca são escutadas e vê os seus galanteios serem sucessivamente interrompidos pelo barulho de cães, gatos e galos (executados pelos criados?...). Finalmente acorda a velha, mãe de Isabel, que com as suas pragas e maldições põe o escudeiro em fuga.
A peça termina com uma discussão entre a velha e a filha, na qual esta recusa as tarefas indicadas pela mãe (costurar, tecer, fiar) em favor de tratar de si, para poder ser namorada." (Fonte: aqui)

Sem comentários: