31 de outubro de 2010

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Afinal, todos os dias são "Dias da Biblioteca Escolar", mas há um em especial que todos os anos evocámos - o Dia das Bibliotecas Escolares (enquadrado no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Outubro) que, este ano, ocorreu a 25/10 - data indicada pela RBE. Desta feita, tivemos de volta a Teca e o Teco, aqueles bonecos (lembram!) feitos de arame e tecido, sempre bem dispostos, acérrimos defensores do valor da leitura e, talvez por isso, também muito críticos face às ideias feitas. Mas atenção, este ano convocaram um grande grupo de bichos, animais de toda a espécie, para com eles tecerem um inquietante diálogo, daqueles que nos desacomodam e fazem lembrar que a ignorância  que não quer ver é um mal terrível. 
O Triunfo dos Bichos, assim se designava a performance, contou com a participação de alunos de três turmas da escola (na pele de bichos), como assim dos professores: Marieta Barbosa e Rui Campos, colaboradores da BE (que deram voz e movimento  à Teca e o Teco, respectivamente). A representação, que decorreu durante a tarde ,no espaço da nova BE, constituiu-se como uma sátira à sociedade actual, uma crítica da postura do "Homem contemporâneo" face à cultura, ao conhecimento e aos valores.
Ainda antes da representação (fruto de alguns ensaios prévios, sob a orientação da Prof.ª Marieta, que também escreveu o guião), o Coordenador da BE referiu-se à missão e ao papel que uma biblioteca tem em contexto escolar, seguindo-se a leitura (pelo Prof. Rui Campos) de um poema sobre o imenso mundo que é uma biblioteca. No final, quando entre a "plateia" de alunos, os distintos bichos entregavam um cartão para que cada um dos que assistiram desse conta de uma emoção, um pensamento, uma palavra... foi distribuído um marcador de livros alusivo à celebração do Dia das Bibliotecas Escolares, cujo lema deste ano foi: "Diversidade, desafio, mudança - tudo isto na biblioteca escolar".

Os preparativos da actividade:

Sem comentários: