1 de fevereiro de 2010

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Daniela Silva, aluna do 12.º F, sobre este livro que leu, gostou e recomenda:
A Pérola

Autor: John Steinbeck
Título original:
The pearl
Editor: Livros do Brasil
Colecção: Dois Mundos
N.º de págs.: 110
Ano de publicação: 2005

“A Pérola, livro do escritor norte-americano John Steinbeck (1902-1968), prémio Nobel da Literatura de 1962, narra a história de uma família pobre composta por Kino, um índio mexicano, a sua mulher, Juana e o seu filho, Coyotito. A narrativa decorre num local da Baixa Califórnia, num tempo marcado pela pobreza e no contexto de uma sociedade estruturada por classes e estatutos sociais bem demarcados.

A família de Kino pertence à classe mais pobre de uma sociedade onde lhe estão vedados os mais básicos direitos, mesmo o de poder levar o seu filho ao médico quando Coyotito é mordido por um escorpião. No entanto, Kino e Juana não deixam de tentar uma ida ao médico, em busca de tratamento para o seu filho, tratamento que lhes é recusado por falta de dinheiro. Numa tentativa de resolução do problema, Kino mergulha no mar e nele encontra uma grande e “valiosa” pérola que, acredita, poder trazer-lhe não apenas o tratamento do filho como a esperança de um futuro mais próspero. A notícia espalha-se, aguçando a curiosidade dos habitantes da cidade… e com ela uma série de problemas.

A pérola, que tanta esperança parecia trazer, acaba por se tornar mais uma maldição, fazendo vir ao de cima a inveja, a ambição e a ganância que vêm perturbar a paz e a harmonia da família de Kino.

Esta é uma história que nos prende e nos faz segui-la até ao fim. Gostei de lê-la e espero que também gostem.”


Sem comentários: