17 de novembro de 2008

valter hugo mãe || 5ª | 14:30


É já na próxima 5ª feira, 20.Nov, que a Biblioteca vai receber o poeta/escritor valter hugo mãe. Uma iniciativa que conta com a colaboração da Biblioteca Municipal de Barcelos.

À conversa com o escritor…”, como agora soe dizer-se, é o leitmotiv para um encontro com o vencedor do Prémio José Saramago 2007, cujo romance “o remorso de baltazar serapião” (assim mesmo, grafia minúscula - um dos recursos do autor na escrita dos seus livros) suscitou a Saramago estas palavras:

Este livro é um tsunami, não no sentido destrutivo, mas da força. Foi a primeira imagem que me veio á cabeça quando o li. [...] Quando foi publicado? E os sismógrafos não deram por nada? Oh, que terra insensível: este livro é uma revolução. Tem de ser lido, porque traz muito de novo e fertilizará a literatura. Por vezes tive a sensação de estar a assistir a um novo parto da língua portuguesa."

valter hugo mãe, que recentemente lançou “o apocalipse dos trabalhadores”, seu último romance (conta com três), nasceu em Angola, Saurimo, em 1971; cedo veio para Portugal, tendo passado a infância em Paços de Ferreira. Por ora, vive em Vila do Conde desde 1981 e é Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Para quem quer saber mais sobre o autor, nada como ler um texto onde vhm himself” se apresenta, dando conta de si e do seu entorno pessoal, social e físico, num estilo que é marca e sintoma da mestria com que lida com as palavras e com elas constrói mundos. É só seguir o link e é já aqui.

Como já se deram conta, para além da prosa, o autor tem também obra poética (importante: começou mesmo pela poesia e nela continua) e algum trabalho plástico (também pinta); é ainda vocalista num projecto musical recente que leva o nome “cabeça lacrau”. E…

por que não perguntar-lhe quando com ele tiverem a oportunidade de um bom naco de conversa.

Nos dias que correm, vhm anima uma comunidade de leitores em torno da “nova literatura portuguesa em oito livros” não longe daqui, a bem dizer no Theatro Circo - Braga, entre os dias 11.11.08 e 3.03.2009.

Na rede, dentre os múltiplos links a que podemos aceder sobre a sua obra (basta googlar vhm), destacamos o seu sítio oficial www.valterhugomae.com e o blog, que mantém actualizado e se situa na casadeosso . Já que abordamos o ciberespaço, garantimos não ser tempo perdido, bem pelo contrário, aceder a um áudio da TSF e ouvi-lo, por entre palavras acerca dos livros, ler as primeiras linhas do seu último romance. Começa com um sonho. Desvendam o resto… lendo os sinais (e o livro)! Ou ainda, também na TSF, a incontornável entrevista que o valter hugo deu a Carlos Vaz Marques, aqui, no incontornável programa: Pessoal e… Transmissível.

Cá nos encontramos, quinta, pelas 14h30m – na Biblioteca da ESAF.

Sem comentários: