15 de junho de 2008

Diálogo Intercultural na BE

Foi com poesia, música e culinária doce de diferentes culturas, da Europa à América, passando por África, na nossa escola representadas por alunos provenientes de diferentes países, que a Biblioteca culminou, sexta-feira passada, a múltipla e diversa actividade de animação cultural e pedagógica apresentada ao longo deste ano lectivo.
Depois do interessantíssimo (pela alegria da interpretação quanto pela pertinência temática: pessoas em trânsito, culturas em movimento, interculturalidade) teatro/performance de sombras - Check-in by Onzus, a Biblioteca Global - Ponte entre Culturas, contou com a intervenção de alunos e familiares, oriundos de diferentes países, na interpretação de registos poéticos diversos no estilo, no idioma e no sotaque. A par da poesia, desfrutou-se ainda de uma sequência de aproximações musicais às sonoridades de origem (da Europa de Leste a África passando pela América Central e Brasil). De George Coşbuc (poeta romeno) a Cecília Meireles (poetisa brasileira), escutaram-se também belas palavras de outros poetas como José Martí e Dulce Maria Loynaz (Cuba), Vicente Gerbasi (Venezuela), Manuel Rui (Angola), assim como um poema criado a propósito por uma aluna ucraniana desta escola. Tudo lido nos idiomas de origem.
Assim, na companhia dos livros e da poesia, que serviu de leitmotiv, da música e da culinária doce, a Biblioteca foi, também, espaço de convívio intercultural, abrindo as suas portas à comunidade envolvente. Tal não conflitua em nada com a missão que quotidianamente cumpre no seio da comunidade educativa, antes a torna mais rica, enquanto local de encontro com o saber, o conhecimento e a cultura nas suas diversas facetas.
fotografias: J.D.

Sem comentários: