24 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro - iniciativas

Ontem, pela manhã: encontro com o escritor Fernando Pinheiro.
Parceria entre a Biblioteca Municipal de Barcelos, Área Disciplinar de Português da ESAF e a Biblioteca da ESAF.
A sessão, marcada pelo encontro entre alunos e o escritor, iniciou-se com intervenções de responsáveis pela Biblioteca Municipal e a apresentação de F. Pinheiro aos alunos por parte do Prof. Mário Patrão que, para o efeito, apresentou ainda um Powerpoint em torno da obra do autor de "A Forasteira", "O Pugilista de Deus", "Sete Salmos e uma Lenda" e outras. Alunos da Prof. Marieta Barbosa levaram à cena quadros dramatizados de momentos fulcrais do romance "A Forasteira". Finalmente o diálogo entre escritor e alunos.
À noite, pelas 21:30, foi altura para uma conversa informal entre alunos do Ensino Recorrente Nocturno e o poeta e professor Francisco Carmelo.
Depois de uma breve apresentação deste autor, feita pelo Coordenador da BE; seguiu-se a análise do livro de poemas
Romance, levada a cabo por José M.Veiga, numa perspectiva sequencial dos elementos mais marcantes da obra. Tomando a palavra, Francisco Carmelo, prendeu a assistência falando de poesia, do acto criador, dos insights do poeta, da solidão, da vida e da morte, da celebração do Amor como Verdade, da justa medida das palavras e da harmonia do texto poético, entre tantas outras temáticas da história à arte, passando pela literatura.
Ainda houve tempo para uma peça musical, da autoria de J. Veiga, inspirada em Romance.

Sem comentários: