6 de dezembro de 2007

Exposição: Direitos e Deveres

Na Biblioteca da Escola Secundária Alcaides de Faria em Barcelos está em curso uma exposição sobre Direitos e Deveres em Sociedade. A iniciativa partiu dos formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação em Práticas Administrativas, faz parte do Tema de Vida Direitos e Deveres do Desenho Curricular do curso e foi apoiada pelos formadores das diversas Áreas de Formação.
A exposição encontra-se estruturada em três componentes distintas. Uma de recolha de dados sobre os direitos e deveres em geral, com referência aos direitos e deveres da saúde, do trabalho, dos alunos e professores na escola e a alguns números sobre as violações dos direitos humanos no mundo. Outra de recolha de opiniões sobre a ocorrência e respeito pelos direitos humanos sob a forma de quadro interactivo aberto à colaboração dos visitantes.

Finalmente uma terceira dedicada à Língua Estrangeira – Inglês com a composição de uma árvore desenhada em papel branco, com dimensões aproximadas de 2,5mx0,8m, onde estão identificadas as raízes e as folhas que o grupo de formandos considerou, em memória descritiva, como os mais significativos direitos humanos.

Este trabalho foi desenvolvido pelos formandos António Ribeiro, Francisco Brito, Hugo Carreira e Maria Paula Simões (a Vera Ferreira encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica).
Como introdução à exposição foi projectado, na sala da Biblioteca, o filme “A Vedação” sobre direitos humanos na Austrália. Paralelamente foi desenvolvida a criação de páginas na Internet sobre a exposição.
Os cursos EFA caracterizam-se pela adopção da Metodologia de Projecto na realização de Actividades Integradoras que contribuirão para a demonstração de competências de acordo com um referencial de dificuldade crescente.
No final de cada Tema de Vida, que poderá ser constituído por uma ou mais actividades integradoras, os alunos serão avaliados pela demonstração de competências entretanto detectada ao longo do processo.
O papel principal cabe aos formandos mas, os formadores orientam, ajudam e abrem caminhos para uma verdadeira formação ao longo da vida. Neste momento, a equipa de formadores é constituída pelos seguintes elementos: Celeste Dias, Conceição Duarte, Fátima Loureiro, José Carlos Campos, Teresa Marques e Victor Seco.

É um sistema novo e desinstalador de posicionamentos face aos processos de ensino-aprendizagem mais utilizados. No entanto, é motivador tanto para formandos como para formadores e tem vindo a afirmar-se como elemento dinamizador da vida escolar no período nocturno. por Victor Seco

Sem comentários: