9 de janeiro de 2024

A leitura à prova [fase escolar do Concurso de Leitura do CIM Cávado]

Foram centenas de alunos/leitores, esta tarde, em diferentes espaços da Escola Sec. Alcaides de Faria (ESAF), nas provas de conhecimento e competências de leitura da fase escolar do Concurso Intermunicipal de Leitura 2024.
Da Biblioteca ao Auditório, passando pela Cantina, alunos de diferentes níveis de ensino e de múltiplas turmas que frequentam a escola sede do Agrupamento, testaram o níveis de compreensão leitora das duas obras em concurso. "O Anibaleitor", de Rui Zink, para os alunos do 3° Ciclo; e "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, para os alunos do Ens. Secundário (Científico-Humanísticos e Profissional).
No final, no átrio da escola, era vê-los discutirem como tinha corrido a prova, e foi gratificante ouvi-los falar dos livros e dos autores que leram.
Oportunamente serão divulgados os vencedores, 2 por cada nível, que irão representar a ESAF na próxima fase do concurso - a fase municipal. Aguardem. Os resultados serão afixados no painel de difusão informativa da biblioteca escolar.
Por agora, gratos a todos os alunos que participaram neste importante certame de leitura e escrita, aos professores que os mobilizaram, assim como à equipa (júri) de professoras de Português que, articuladamente com a biblioteca da ESAF, levaram (e têm levado) a bom termo esta iniciativa de leitura.
Acreditam na leitura, estimulam a sua prática, contribuem para melhores níveis de literacia e acalentam um dos mais virtuosos atos e gostos - ler por prazer.
#concursointermunicipaldeleitura #concursodeleitura #leitores #livros #leitura #prazerdeler #literaturaportuguesa #bibliotecaescolar #PNL2027 #RBE @pnl2027 @rbe_pt @bibliotecadaesaf @aeaf.edu.pt

Sem comentários: