19 de novembro de 2023

Semana da Ciência & Tecnologia na BESAF

A partir de amanhã, 2.ª feira (20/11) e até 6.ª (24), decorrem na biblioteca da ESAF ações de sensibilização e conhecimento no âmbito da literacia científica, tendo como protagonistas alunos e professores das áreas de ciências, nomeadamente de Física e Química; Biologia e Geologia; Matemática, Informática, Robótica e Programação. Pois é, evocamos a Semana da Ciência e da Tecnologia, que ocorre por todo o país, em escolas e outras instituições de ensino que veiculam competências e conhecimentos nas diferentes áreas. Na génese desta semana que gravita em torno do conhecimento científico e da tecnologia que lhe está associada esteve, desde o início, a celebração do Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de novembro, dia especial para a Ciência em Portugal, pois assinala-se o aniversário do nascimento desse grande homem de ciência e literatura que foi Rómulo de Carvalho.
Rómulo de Carvalho, nascido a 24 de novembro de 1906 (faleceu a 29 de fevereiro de 1997), foi um reconhecido professor (de Física e Química) e pedagogo, notável divulgador de ciência (com extensa obra científica) e excecional poeta (pseud. António Gedeão), que ombreia com os grandes autores da literatura portuguesa.
No decurso desta semana, serão várias as atividades que por cá ocorrerão, com a colaboração e envolvimento de docentes de diferentes áreas do saber.
Eis o nosso cartaz gráfico, da autoria de Maria José Oliveira, alusivo à semana dedicada à literacia científica (nos seus mais diversos quadrantes) que ora se inicia.

Sem comentários: