17 de março de 2023

Cartaz do Dia Mundial da Poesia 2023

Aproxima-se a celebração do Dia Mundial da Poesia (instituído pela UNESCO) - 21 de Março -, também ele Dia Mundial da Árvore.
A Primavera antecede-os, neste ano, por um dia, pois a 20 inscreve-se oficialmente no calendário, embora a Natureza nos premeie, de quando em vez, com antecipações primaveris.
E não, não é por acaso que o nosso cartaz deste ano, alusivo ao Dia Mundial da Poesia, fervilha com borboletas e redondas formas e tons que remetem para as fragrâncias que aí vêm, aquelas que os poetas tantas vezes capturam na paleta das palavras e nos insuflam múltiplos universos, os das metáforas e figuras outras que enlevam o espírito e a sensorialidade.
Aí está o nosso cartaz, a anunciar a poesia: tão fresco, tão primaveril, entreabrindo as janelas do olhar para a árvore dos poemas, que pontuará o quotidiano da biblioteca escolar na semana que aí vem. Mas não apenas! Se da árvore tiveres disposto, leitor, a roubar-lhe um verso que seja, também da água terás seus ecos e rumores, com uma visita à exposição de trabalhos de alunos do 11°ano (sob supervisão do prof. Marco) em torno daquele elemento natural tão associado a referências mitopoéticas. Até porque, a 22 de Março, se convoca também o Dia Mundial da Água.
Já sabes, passa por cá, surpreende-te com um verso ou mais nas asas de uma borboleta; dá voz à palavra dizendo um poema (pois o nosso "poemário" estará de serviço), ou enceta uma viagem pelos rios da poesia, seguindo poetas da nossa literatura, na exposição "Águas da nossa poesia".

Sem comentários: