24 de janeiro de 2024

Biblioteca da ESAF recebe conferência sobre Educação, promovida pela Comissão das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril [no A. E. Alcaides de faria]


No inspirador quanto agradável cenário da biblioteca da ESAF decorreu, esta tarde (24/01), uma magnífica conferência, intitulada "Educação, 50 anos depois...", em torno da problemática educativa, promovida pela Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, que contou com o saber e as palavras do Professor Doutor Almerindo Janela Afonso. Este insigne académico e investigador proporcionou, a todos os que marcaram presença na conferência (e foram tantos, mais de oitenta professores, mas também alunos e visitantes), uma extraordinária viagem de décadas à história das políticas educativas, contextualizando tempos, ações e movimentos da política portuguesa - antes e depois da Revolução de Abril de 1974.
Foi uma lição de História e Sociologia da Educação, iluminando conceitos, temáticas, práticas, conjunturas em constante diálogo com os contextos políticos e as reformas tentadas - umas realizadas outras goradas - ao longo das últimas décadas. Deveras interessante a perspetiva do Professor sobre o que têm sido as políticas educativas no pós-25 de Abril, as linhas de força que as enformaram, os sucessos mas também das vãs experiências que se ensaiaram.
Começou com excelência este ciclo de palestras em torno de grandes temas da nossa experiência coletiva nestas décadas de democracia, começou com a Educação, sob a lente de quem a estuda e problematiza, tendo valido bem a pena as mais de duas horas (em que não se deu pelo passar do tempo) de conferência.
Mas também houve tempo, logo na abertura, após a intervenção do professor Fernando Miranda (Coordenador da Comissão do Cinquentenário do 25 de Abril) e da moderadora da sessão, Regina Parente, para um momento musical e cantante, proporcionado pelo Clube de Música e uma mão cheia de alunos como intérpretes.
No final, o Diretor do Agrupamento, não só agradeceu a excecional conferência de Almerindo Janela, como aproveitou para frisar, relembrando tópicos da palestra, a importância dos valores decorrentes das conquistas de Abril como estímulo de utópica dinâmica face aos desafios da contemporaneidade.
#25deabril #educação #escola #pensamentocrítico #democracia #liberdade #50anos25abril

Sem comentários: