24 de outubro de 2023

Conhece as figuras históricas que dão nome ao nosso Agrupamento ?

Conheces as figuras históricas que dão nome ao Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria? E, já agora, o feito que se lhes atribui?
Sabias também que Município de Barcelos está a comemorar neste ano (2023) os 650 anos do "feito dos Alcaides"?
Já ocorreram várias iniciativas e intervenções, exposições e visitas (às ruínas do Castelo de Faria), e decorrerá já a partir de 5ª feira e até sábado (26 a 28/10/23) um Seminário: "Os Alcaides de Faria na génese do concelho de Barcelos", com intervenções de vários especialistas. Assim, para além do Auditório dos Paços do Concelho, também a Escola Secundária Alcaides de Faria Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria será palco de um dos eventos - "Idade Média - Indústrias Criativas".
Por agora, se és aluno da ES Alcaides de Faria, não deixes de observar, no espaço da Biblioteca Escolar, as tiras de banda desenhada sobre o feito dos Alcaides de Faria (1373) e os valores de bravura e resistência a ele associados.
As ilustrações aos quadradinhos cá expostos é um fac-símile de páginas da revista "Camarada", 2ª Série, 1961, narrando graficamente (pelo autor de banda desenhada José Antunes, já desaparecido) a "lenda histórica" dos Alcaides de Faria (narrada por Alexandre Herculano no livro "Lendas e Narrativas" (c. 1858), aqueles que dão o nome e designação ao nosso Agrupamento de Escolas.
/JD

#650anosdosalcaidesdefaria #alcaidesdefaria #castelodefaria #históriadeportugal #alexandreherculano

Sem comentários: