14 de novembro de 2022

Lançamento do Concurso: "O maior peixe do mundo" (com base no texto de Saramago - "O silêncio da Água"

Na manhã da passada 5.ª feira, 10/11, na sala de leitura da biblioteca da ESAF (escola sede do Agrupamento Alcaides de Faria), lançamento e abertura do concurso "100 Olhares Sobre o Maior Peixe do Mundo", que contou com a intervenção (por videoconferência) da escritora Violante Saramago Matos, presidente do júri que apreciará, em 2023, a qualidade dos trabalhos plásticos, textuais e multimédia, que vierem a ser propostos a concurso pelos alunos deste Agrupamento. E esperamos que sejam muitos.
A apresentação do concurso às três turmas que estiveram a assistir, esteve a cargo da educadora Isabel Loureiro, principal mentora deste certame. Numa sessão animada mas que contou com a atenta audição dos presentes, passou-se a mensagem de que valerá a pena aos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento, participarem neste concurso, demonstrando não apenas envolvimento, mas também dando azo à criatividade em torno da figura do peixe personagem do texto de José Saramago - "O Silêncio da Água".
Com o repto lançado, há também a oportunidade de (re)ler Saramago num registo infantojuvenil (extraído do seu livro de pendor memorialístico: "As Pequenas Memórias"), e, ato contínuo, perceber como o nosso Nobel da Literatura transfigura uma experiência de infância (a pesca (?) de um barbo na foz do Almonda), em algo de cunho mais universal.
E foi nesta linha que Violante, na intervenção que fez, apelou com vivacidade aos jovens que a escutavam que é preciso ler e ir de encontro às palavras do autor. Relê-lo se for necessário, e, dessa experiência leitora, recriar sentidos por via do desenho, da pintura, do texto, da imagem e do som, conforme o meio expressivo adotado pelos jovens artistas.
Por isso, aqui fica o desafio para que tu, criança ou jovem que frequentas o Agrupamento Alcaides de Faria, te abalances na aventura de mostrares um outro olhar, entre tantos possíveis, sobre aquele peixe que foi possibilidade no profundo silêncio das águas.


Sem comentários: