29 de outubro de 2022

Parabéns, Escola Secundária Alcaides de Faria!

A Escola Secundária Alcaides de Faria está de parabéns! Celebra hoje 65 anos de história.
Tudo começou em outubro de 1957, com a implementação, em Barcelos, da denominada Escola Industrial e Comercial. E por isso, não podíamos deixar de lembrar e evocar as seis décadas e meia da vida de uma instituição educativa a que esta biblioteca pertence.
Completam-se hoje precisamente 65 anos (29.out.1957), numa 3a feira outonal e solar (dizem as crónicas), sobre a inauguração da Escola Industrial e Comercial de Barcelos (EICB). Instituição de ensino que está indelevelmente ligada e inscrita na "certidão de nascimento" daquela que é hoje designada por Escola Secundária Alcaides de Faria (ESAF). Num outro local, é certo (confluência das avenidas D. Nuno Álvares Pereira e Av. João Duarte), sendo que as instalações de origem são as que hoje albergam o Museu de Olaria de Barcelos.
A antiga EIC de Barcelos, cuja criação oficial está exarada no Decreto n.º 41 258 do Diário do Governo, 1.ª Série, de 10 de Setembro de 1957, foi inaugurada pelas autoridades locais naquele dia 29 de outubro de 1957, tendo como convidado de honra governamental o Subsecretário de Estado da Educação Baltazar Rebelo de Sousa (pai do atual Presidente da República Portuguesa).
Passaram-se décadas, formaram-se gerações de jovens, homens e mulheres, e hoje, a atual ESAF (sede do Agrupamento Alcaides de Faria), na atual localização desde 1975 (quando adotou a designação de Escola Secundária de Arcozelo), mantém no seu projeto e oferta educativos a marca genética daquela que foi a sua origem, basta atentar em alguns dos seus cursos ou no conjunto de oficinas de mecânica e eletrónica.
~~~
Evocar esta data não é apenas relembrar o dia, mas também lançar um olhar sobre décadas de história desta instituição, evocar os milhares de alunos que por esta escola passaram e cresceram e que dela guardam gratas memórias, mas também as centenas de professores e pessoal não docente que para ela contribuíram.
E porque somos feitos de memórias que consubstanciam a nossa identidade:
Felicitações, Escola Secundária Alcaides de Faria!
Uma escola da qual todos os que por cá passaram podem dizer que é sua. Aqui cresceram um pouco, aqui experienciaram momentos para a vida, aqui se formaram.

~~~
[texto do Coordenador da Biblioteca Escolar da ESAF, já utilizado em teor pelo próprio noutros meios de divulgação da biblioteca que coordena, mas bebendo alguns factos numa fonte informativa relevante, como é o caso da obra comemorativa do cinquentenário da escola, editada em 2007, da autoria do colega professor e investigador local: Fernando Miranda. Livro que pode ser consultado na Biblioteca da ESAF]

Sem comentários: