4 de outubro de 2022

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2022 na BESAF

Outubro: mês internacional das bibliotecas escolares.
Anualmente, por esta altura, as bibliotecas escolares, por via das suas equipas, dos professores colaboradores e assistentes de biblioteca, dos alunos e outros elementos da comunidade educativa, dinamizam iniciativas que convocam, de forma expressiva, o papel e o valor destas estruturas de literacia, educação, cidadania e cultura.
A Conferência IASL (International Association of School Librarianship) 2022 propôs como tema deste ano: "Ler para a Paz e Harmonia Globais" e é sem perder de vista tal desiderato que pautaremos as nossas ações de promoção de leitura, apoio ao currículo, formação de utilizadores/leitores, disseminação de sugestões bibliográficas, dinamização cultural, entre outras.
E também, como nestes longos anos que fazem a nossa identidade, publicitamos uma vez mais o nosso cartaz alusivo.
Desde 2007 que, ano após ano, criamos um cartaz original e com um toque da nossa imagem. O deste ano aí está! Graficamente criativo e com uma mensagem inescapável.
Conscientes de que a semântica mais genuína do conceito de Paz deve escapar à profusão das interpretações e pontos de vista, deixemos que o seu sentido mais lídimo prevaleça. Por isso, ler, decifrar e compreender o mundo importa. As bibliotecas também têm uma palavra a dizer, contando convosco, com a comunidade.
[A autoria do cartaz é de Maria José Oliveira, prof.ª de Artes e membro da equipa da Biblioteca da ES Alcaides de Faria]

Sem comentários: